Você conhece os 4 tipos de problemas?

Esse post é sobre os 4 tipos de problema apresentados por John Shook e Art Smalley no Lean Summit 2018.
“Problemas são tesouros”, mas ninguém ficará rico acumulando esse tesouro, por isso problemas devem ser resolvidos e eliminados!
Os 4 tipos de problema são:
TIPO 1: SOLUÇÃO DE PROBLEMAS
São os pequenos problemas que precisam de uma ação corretiva imediata para manter o processo funcionando. Nesse tipo de problema a análise de causa é limitada, pois não há impacto no atendimento às metas definidas, devendo ser registrado para monitoramento.
Ocorre no gatilho do sistema Andon, por exemplo, onde a produção é interrompida (automaticamente ou pelo operador), o líder avalia o problema e libera a produção.
TIPO 2: GAP EM RELAÇÃO PADRÃO
São os problemas que ocorrem e impactam diretamente no atendimento aos indicadoresda empresa (Segurança, Qualidade, Produtividade, Atendimento, Custo), seja diário, semana ou mensalmente.
Nesse tipo de problema se faz necessário a identificação e eliminação das causas do problema. Como ferramentas para auxílio na análise usa-se o relatório A3, 5 porquês, 5 G (gemba, gembutsu, genjitsu, genri e gensoku), seis sigma, diagrama Ishikawa, pareto, outros.
Os tipos 1 e 2 são classificados pelos autores como problemas causados, ou seja, aqueles que foram gerados devido a alguma anomalia no processo, portanto devemos eliminar.
TIPO 3: DEFINIÇÃO DE NOVA META
São os problema que nos impulsiona para a melhoria, seja em relação aos concorrentes, seja na busca da melhoria do desempenho dos processos.
A grande pergunta nesse tipo de problema é “Como posso melhorar no próximo mês/ano?”. Na busca da melhoria contínua realiza-se Kaizens, projetos seis sigma, Mapa do Fluxo de Valor, outros.
TIPO 4: INOVAÇÃO ORIENTADA
São problema que impulsionam a disrupção, inovação, novas tecnologias, quebra de paradigmas. A grande pergunta nesse tipo de problema é “Como podemos fazer de forma diferente o que fazemos hoje?”
A inovação deve estar presente em todos os níveis da organização.
Os tipos 3 e 4 são classificados pelos autores como problemas criados, ou seja, aqueles que criamos a necessidade de resolver para atingir o próximo nível.
A figura abaixo exemplifica os 4 tipos de problema.

Agora que você já sabe quais os tipos de problema, qual problema você vai resolver hoje?
Abaixo uma entrevista com Art sobre o tema, confira:
https://www.youtube.com/watch?v=N-srAiCBMfc