Você conhece os 4 tipos de problemas?



Esse post é sobre os 4 tipos de problema apresentados por John Shook e Art Smalley no Lean Summit 2018.


“Problemas são tesouros”, mas ninguém ficará rico acumulando esse tesouro, por isso problemas devem ser resolvidos e eliminados!

Os 4 tipos de problema são:


TIPO 1: SOLUÇÃO DE PROBLEMAS


São os pequenos problemas que precisam de uma ação corretiva imediata para manter o processo funcionando. Nesse tipo de problema a análise de causa é limitada, pois não há impacto no atendimento às metas definidas, devendo ser registrado para monitoramento.


Ocorre no gatilho do sistema Andon, por exemplo, onde a produção é interrompida (automaticamente ou pelo operador), o líder avalia o problema e libera a produção.


TIPO 2: GAP EM RELAÇÃO PADRÃO


São os problemas que ocorrem e impactam diretamente no atendimento aos indicadoresda empresa (Segurança, Qualidade, Produtividade, Atendimento, Custo), seja diário, semana ou mensalmente.

 Nesse tipo de problema se faz necessário a identificação e eliminação das causas do problema. Como ferramentas para auxílio na análise usa-se o relatório A3, 5 porquês, 5 G (gemba, gembutsu, genjitsu, genri e gensoku), seis sigma, diagrama Ishikawa, pareto, outros.


Os tipos 1 e 2 são classificados pelos autores como problemas causados, ou seja, aqueles que foram gerados devido a alguma anomalia no processo, portanto devemos eliminar.

TIPO 3: DEFINIÇÃO DE NOVA META


São os problema que nos impulsiona para a melhoria, seja em relação aos concorrentes, seja na busca da melhoria do desempenho dos processos.


A grande pergunta nesse tipo de problema é “Como posso melhorar no próximo mês/ano?”. Na busca da melhoria contínua realiza-se Kaizens, projetos seis sigma, Mapa do Fluxo de Valor, outros.


TIPO 4: INOVAÇÃO ORIENTADA


 São problema que impulsionam a disrupção, inovação, novas tecnologias, quebra de paradigmas. A grande pergunta nesse tipo de problema é “Como podemos fazer de forma diferente o que fazemos hoje?”


 A inovação deve estar presente em todos os níveis da organização.


 Os tipos 3 e 4 são classificados pelos autores como problemas criados, ou seja, aqueles que criamos a necessidade de resolver para atingir o próximo nível.

A figura abaixo exemplifica os 4 tipos de problema.

É uma tabela que mostra um exemplo dos tipos de problema que podemos nos deparar para resolver.

Agora que você já sabe quais os tipos de problema, qual problema você vai resolver hoje?


Abaixo uma entrevista com Art sobre o tema, confira:


https://www.youtube.com/watch?v=N-srAiCBMfc



6 visualizações0 comentário