Empresa “serrote"​, será que a sua tem essa característica?


Você conhece aquela empresa que implementa melhorias, promove premiação de projetos de melhoria, mas com o passar do tempo os mesmos problemas voltam acontecer?


Essa situação é mais comum do que se parece. Por que isso acontece?


Quando a empresa identifica as oportunidades de melhoria, analisa, gera o plano de ação e implementa as melhorias, os resultados aparecem. Mas depois da euforia de atingir o resultado, as rotinas de trabalho voltam à normalidade.


Quando a melhoria implementada não é compartilhada, não há um gerenciamento diário dos indicadores que impactam no resultado, a equipe não é treinada e as atividades não são padronizadas, o resultado não é sustentado e regride para patamares anteriores.


Essa é a empresa “serrote”, onde sucessivas tentativas de incremento do resultado e falta de sustentação formam um gráfico que lembra os dentes de um serrote.




Por outro lado, quando as melhorias alcançadas são padronizadas, há treinamento da equipe, monitoramento dos indicadores, os resultados se sustentam ao longo do tempo.


A empresa “escada” implementa pequenas melhorias, padroniza, treina a equipe e acompanha os indicadores. E o ciclo PDCA roda continuamente.


Pequenas melhorias implementas e sustentadas ao longo do tempo forma, o que vemos no gráfico, a figura de uma escada. 


"Onde Não há PADRÃO, não pode haver melhoria" Taiichi Ohno




Mas será que é uma característica apenas de empresas ou também se aplica à nossa vida?


Sabe aquela pessoa que quer emagrecer? No início muda radicalmente os hábitos alimentares, se matricula na academia, começa a correr, pizzaria com os amigos nem pensar!


O resultado aparece, vemos pessoas que perdem 10 – 15 Kg em um mês! Porém se os hábitos não forem mantidos, o peso volta. É o temido “efeito sanfona”, similar ao “serrote” nas empresas.


Quando a pessoa começa a mudança de hábitos de forma gradual, com uma dieta equilibrada, sem cortes radicais e exercícios excessivos, o resultado aparece de forma gradual. E o hábito de vida saudável torna os resultados gradativos e duradouros como a empresa “escada”.


Nas empresas ou nas nossas vidas, PADRONIZAÇÃO é importante para garantirmos a continuidade dos resultados.


Você concorda?

1 visualização
logo WhatsApp
Pernanbuco | Brasil