Enxergando o todo com o Mapa de Fluxo de Valor

Atualizado: Jul 7


Nosso objetivo não é conceituar o Mapa de Fluxo de Valor (MFV), e sim mostrar que essa ferramenta de gestão poderosa para as empresas que estão iniciando a jornada Lean, quando bem aplicada, eleva a empresa para o próximo nível gerando resultados incríveis.


A partir do MFV é possível enxergar tanto o fluxo de materiais quanto o fluxo de informações, identificar as etapas dos processos da empresa e quantificar quais atividades agregam e as que não agregam valor pela perspectiva dos clientes internos e externos, e focar esforços de melhoria.


Para obter resultados é necessária uma visão de onde queremos chegar - que problemas queremos resolver - para então, a partir do mapa de estado Atual, desenhar mapa de estado Futuro. Um bom MFV Futuro nos oferece a visão da condição que nos aproxima do estado ideal do negócio.


Estudo de caso Real: Fabricação de material





O caso teve a participação de pessoas de diversas áreas, com o objetivo de que o todo fosse enxergado e otimizado. Além dessa multifuncionalidade da equipe participante, outro ponto que garantiu o sucesso dos resultados foi o apoio da alta direção.

E você, conhecia o poder do MFV e o uso adequado das ferramentas do Lean? 


Conte-nos o que você achou!







>>> VEJA NOSSA AGENDA DE CURSOS ON-LINE E AO VIVO ABERTA

46 visualizações
logo WhatsApp
Pernanbuco | Brasil