• Maria Clara Azevedo

Você sabe qual a relação entre Gestão da Qualidade e Gestão de Processos de Negócio?

Atualizado: Jun 22




Antes de tudo, é preciso saber que o conceito de qualidade é bem amplo e já passou por grande evolução. Antes, qualidade era atrelada apenas ao ambiente interno de uma empresa, quando só se olhava principalmente para as características de um produto ou serviço, se estes atendiam às especificações funcionais ou não, se tinham defeitos ou falhas. Hoje sabemos que a qualidade é um conceito a ser compreendido quando olhamos também o mercado e conseguimos entender o que o cliente deseja ao longo do tempo. Daí a idéia de ciclo de vida do produto ou serviço.


Na verdade, a qualidade está aí para aprimorar a experiência que um produto ou serviço pode proporcionar a um cliente, ao mesmo tempo que esse cliente dá seu "feedback" sobre a experiência obtida para esta empresa, apresentando seus gostos e preferências e ditando as regras dos mercados; num movimento cíclico e constante. Além disso, a qualidade também está refletida nas necessidades internas da organização quando, a partir do momento em que ela entrega valor ao cliente por meio de produtos e serviços e precisa, com isso, ter que repensar seus objetivos, estratégias, tecnologias, ativo humano, estruturas, etc...


E o que tudo isso tem a ver com Gestão de Processos? Vamos entender!!


Toda empresa existe para atender a alguma necessidade latente do mercado, seja em produtos, serviços ou resultados. O ponto crucial para conseguir isso é, antes de mais nada, a empresa definir bem o seu negócio, seus principais objetivos e conhecer bem o seu público. O grande peso, nessa hora, é saber se a empresa de fato definiu seu negócio com foco no atendimento das necessidades do mercado. Quando ela faz isso, está plantando a sementinha da qualidade, a qual passará a nortear suas diretrizes, políticas e processos internos.



E é aí que entra a ideia da gestão de processos de negócio como forte aliada para ajudar a consolidar os objetivos de qualidade da empresa, desdobradas em todas as áreas e níveis, procedimentos e atividades da organização, sem perder de vista a entrega de valor ao cliente. O Business Process Management - BPM (Gerenciamento de Processos de Negócio) é uma disciplina de gestão que prega a oferta de bons produtos ou serviços, com melhor produtividade, menor desperdício, maior eficiência, menos defeitos e tendo como norte a entrega de valor ao cliente e sociedade de modo geral.


Nesse ponto, a Gestão da Qualidade e o BPM se encontram; a primeira, oferecendo o conceito direcionador para conferir a qualidade no DNA das empresas, e a segunda, mostrando os meios de se levar esse norte à aplicação prática dentro das empresas nas suas rotinas de trabalho.


Nesse aspecto, a Gestão de Processos de Negócio permite que toda organização conheça o que, quem, quando, onde e como suas atividades são executadas, se estão sendo eficientes ao negócio e se atendem aos objetivos de qualidade da empresa bem como ajuda a identificar os problemas, analisá-los, corrigí-los em tempo hábil e propor soluções, num fluxo de melhoria contínua para a sustentabilidade da qualidade dentro do funcionamento das organizações.


Sua empresa tem pautado seus processos com norte na qualidade? Há uma boa gestão de processos de negócio em sua empresa?


Comece 2020 fazendo uma gestão mais eficiente!


Entre em contato com a Pense Lean Consultoria que poderemos te ajudar a fazer uma gestão de processos com qualidade e para a qualidade!!!

37 visualizações
logo WhatsApp
Pernanbuco | Brasil